Propósito é palavra da moda no mundo corporativo. Como estamos cansados de ouvir, no sistema capitalista tudo se transforma em mercadoria, inclusive os valores. É atual a ideia de que o trabalho ou atividade profissional deve ter um propósito. Coisa que só é possível para uma ínfima parcela da população, visto que a maioria se vê obrigada aceitar as demandas do mercado de trabalho que impõe formações e funções. Dizem, estupidamente, que o trabalhador deve encontrar seu propósito independente da função que exerça. Ou seja, é possível encontrar propósito em qualquer atividade profissional. O mercado assimila esses valores para capitalizar seus produtos. Eles dizem, por exemplo, que você está comprando determinado produto para ajudar alguém ou uma instituição. Este é o seu propósito. Contudo, para ajudar você precisa consumir um produto específico cujo único propósito é vender, e vender naquela empresa. Uma jogada de marketing mal disfarçada. O propósito é encher ainda mais o bolso dos grandes empresários que assim cederão uma ninharia de seus lucros para determinadas pessoas ou instituições. É o própria falta de propósito. Ou melhor dizendo, o propósito é aumentar seus lucros.
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